Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

1º Workshop de Gestão em Cartório do Maranhão foi realizado na sexta-feira (1º), em São Luís

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O evento inédito ocorreu no Auditório Madalena Serejo do Fórum Desembargador Sarney Costa, em Calhau/MA. Foto: Júnior Foicinha.

São Luís (MA) – Na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, foi realizado o 1º Workshop de Gestão em Cartórios do Maranhão. O evento pioneiro reuniu profissionais e especialistas para discutir as mais recentes tendências e estratégias de gestão no setor extrajudicial, proporcionando um dia repleto de atividades enriquecedoras, como palestras, minicursos e momentos de interação entre os participantes. A capacitação ocorreu no Auditório Madalena Serejo do Fórum Desembargador Sarney Costa, em Calhau/MA.

Mesa de abertura do 1º Workshop de Gestão em Cartório do Maranhão. Foto: Júnior Foicinha.

A programação teve início com a mesa de abertura composta pelo presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Maranhão (Anoreg/MA), Devanir Garcia; o registrador e ex-presidente da Arpen-Brasil, Arion Toledo Cavalheiro Júnior; a juíza coordenadora do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica da CGJ-MA, Jaqueline Caracas; e a juíza do TJMA Ticiany Maciel Palácio. 

 

Entrega das placas em em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do Registro Civil de Pessoas Naturais maranhense. Foto: Júnior Foicinha.

Durante o momento, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do Registro Civil de Pessoas Naturais maranhense, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (ARPENMA) realizou a entrega de placas de homenagens especiais às autoridades que contribuíram com a história da associação. 

Entre as homenageadas com o título de Registradora Civil Benemérita estavam as juízas Sara Fernanda Gama, Jaqueline Reis Caracas e Ticiany Gedeon Maciel Palácio. A placa também foi entregue ao registrador Arion Toledo Cavalheiro Júnior, que recebeu a homenagem das mãos do vice-presidente da ARPENMA, João Gusmão Netto.

Foto: Júnior Foicinha.

Às 9h30, a programação prosseguiu com a palestra “Inteligência Emocional para Profissionais dos Cartórios”, conduzida por André Villaverde, oficial do 2º Registro de Imóveis do Recife, professor e autor de diversos livros. Na sequência, no Espaço Filantropia, Joana Sultanum Calazans, atual gerente de filantropia da organização internacional Aldeias Infantis SOS, apresentou a palestra “Unidos pela Infância: como grupos setoriais podem fazer a diferença”.

Ainda no período da manhã, o público pôde prestigiar a palestra “Melhore a gestão e reduza desperdícios com a implementação da norma NBR 15906:2021”, ministrada por Valério Brisot, consultor, auditor e instrutor em gestão da Qualidade, meio ambiente e energia, de forma on-line. Durante o momento também ocorreu a palestra “Diferença entre Liderança e Gestão”, conduzida de forma on-line pela palestrante Caroline Feliz Sarraf Ferri, oficiala do 1º Registro de Imóveis de Londrina-PR e vice-presidente pelo Estado do Paraná do IRIB.

No período da tarde, Denise da Cruz, criadora do Programa TXAI de Liderança, abordou em sua palestra on-line o tema “Gestão Extrajudicial em tempos disruptivos”. A última apresentação do dia foi realizada pelo treinador comportamental e tabelião Ângelo Vargas, com o minicurso presencial “Empatia Extrajudicial”, onde compartilhou com o público presente toda a sua experiência, adquirida em anos de trajetória, e trouxe reflexões sobre propósito, aprimoramento, gestão, entre outros temas.

O encerramento, previsto para às 18h, foi marcado pela inauguração da Galeria de Presidentes em celebração aos 10 anos da Arpen/MA e pelo lançamento do livro “Decida Viver o Extraordinário” do palestrante Ângelo Vargas, na sede da associação.

Fonte: Assessoria ARPENMA

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA