Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Vice-presidente da Arpen/MA participa de inauguração de unidades interligadas de registro civil

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A vice-presidente da Arpen-MA, Rosseline Privado, participou na última sexta-feira (11) da instalação das unidades interligadas de registro civil de nascimento de Mirador, Palmeirândia, Poção de Pedras, Estreito, Itaipava do Grajaú e Serrano do Maranhão. A cerimônia de instalação ocorreu de forma virtual, com participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten.

 

O estado alcançou a expressiva marca de 88 unidades interligadas, deixando o Maranhão em segundo lugar no país, atrás apenas de São Paulo, que conta com 309 unidades.

 

Com as inaugurações ocorridas na semana passada, os hospitais dos municípios contemplados passam a contar com o importante serviço de emissão da certidão de nascimento. A criança recebe o documento ainda na maternidade, antes da alta hospitalar, o que evita a evasão de um contingente significativo de registro e impacta negativamente nos números do sub-registro.

 

No Maranhão, o enfrentamento da falta de documentação é realizado por meio de um trabalho articulado. Coordenada pela Corregedoria da Justiça, a Rede de Combate ao Sub-registro integra o Tribunal de Justiça; o Ministério Público; a Defensoria Pública; a Federação dos Municípios; a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais; e o Governo do Estado, por meio das secretarias de Saúde e de Direitos Humanos, esta última representada pela secretária-adjunta, Lissandra Leite.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen/MA (Com informações do TJMA)

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin