Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

TJ/MA – Novas ferramentas auxiliam inspeção a cartórios

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 

Aprimoramento

Servidores da Coordenadoria das Serventias da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) participaram, na tarde de segunda-feira, 29, de um treinamento sobre o Módulo “Correição”, integrante do sistema informatizado da Central Única de Serviços Eletrônicos Compartilhados.

O treinamento, de iniciativa da CGJ-MA, foi ministrado pela administradora da Cartórios Maranhão, Alessandra Sousa Carvalho, que demostrou a nova ferramenta disponível no sistema, que irá possibilitar maior efetividade na fiscalização da CGJ-MA quanto ao cumprimento dos prazos de carregamento dos dados pelos delegatários das serventias extrajudiciais, relacionados aos atos recentes e antigos. 

Participaram do treinamento o juiz corregedor Anderson Sobral de Azevedo, responsável pela supervisão do serviço extrajudicial; Jaciara Rodrigues, coordenadora das serventias; João Paulo Teixeira, chefe da Divisão de Correições e Inspeções; e os servidores Vitoria Gomes de Sousa, Eliana da Conceição Monteiro, Anie Graziela Oliveira, Manoel Raimundo Figueiredo Junior e Sarah Fernanda Clark.

Na segunda feira, 5, será realizado o próximo treinamento, sobre o Sistema AFIS, do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, que facilitará a realização de pesquisas sobre a localização da serventia extrajudicial onde foi feita a lavratura da certidão de registro civil, o que proporcionará mais celeridade aos processos de solicitação de segunda via de registro civil.

Esses treinamentos fazem parte da iniciativa da coordenadoria para qualificação dos servidores quanto ao uso dos sistemas de informação no tratamento da demanda de serviços de correições e inspeções, com o objetivo de oferecer respostas mais rápida aos pedidos que chegam à CGJ-MA.

Para a coordenadora das Serventias Jaciara Rodrigues, a utilização das novas ferramentas no setor “trará mais agilidade para o atendimento das solicitações recebidas na coordenadoria, bem como aprimorará o trabalho das Inspeções extraordinárias realizadas nas serventias”.

SERVIÇOS ELETRÔNICOS

A Central Única de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Cartórios Maranhão) tem a função de centralizar as informações e os serviços das serventias extrajudiciais do estado, conforme determina o Conselho Nacional de Justiça nos Provimentos nº 46, 47 e 48. Por meio da central, o usuário tem acesso virtual a diversos serviços, que antes só eram realizados presencialmente nas serventias extrajudiciais. 

A Central foi criada pelo Provimento 13/2016 da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, e é operacionalizada pela Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA).

Fonte: TJMA

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA