Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

TJ/MA – CGJ-MA abre inscrições para casamento comunitário em São Luís

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 

UNIÃO CIVIL

A Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão (cgj-ma) abriu inscrições, nesta segunda-feira, 26, para o “Casamento Comunitário” virtual de 2021, que será realizado no dia 6 de novembro de 2021 (sábado), a partir das 16 horas, para 500 casais de baixa renda que moram em São Luís.

 

A inscrição dos casais será feita em duas etapas. A primeira etapa será a pré-inscrição, no período de 26 a 30 de julho, ou até o preenchimento total das vagas disponíveis, com o preenchimento de formulário eletrônico disponível na internet e envio de documentos e fotos digitalizados. As pessoas que tiverem dificuldade de realizar a inscrição virtual devem ligar para o Telejudiciário (0800-707-1581), com ligação gratuita, para conseguir ajuda.

 

O canal (link) para a pré-inscrição virtual foi disponibilizado no endereço eletrônico da CGJ-MA no Portal do Judiciário do Maranhão. 

 

Para fazer a sua pré-inscrição clique aqui:

https://www3.tjma.jus.br/regesta/casamentocomunitario

 

A segunda etapa de inscrição será o atendimento presencial aos casais, no período de 9 a 27 de agosto, pelos cinco cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís, parceiros do Judiciário no projeto, com horários agendados e informados na primeira etapa de inscrição, no momento do cadastro dos noivos na internet.

 

Todos os documentos exigidos no ato da pré-inscrição deverão ser entregues na etapa de atendimento presencial, nos locais  indicados no protocolo gerado ao final do preenchimento do formulário na internet.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, autorizou a realização da cerimônia por meio da Portaria-CGJ – 2623/2021, publicada no Portal do Poder Judiciário. Para acessar o documento, clique na aba lateral Corregedoria – Atos – Portarias.

 

GRATUIDADE

Os procedimentos necessários à habilitação dos casais serão feitos em parceria com as serventias extrajudiciais do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ofícios de Registro de Pessoas Naturais de São Luís, que serão compensados pelas despesas por meio do Fundo de Registro Civil (FERC).

 

Todos os atos de registro civil, de habilitação, do registro do ato e emissão das primeiras certidões, serão praticados gratuitamente, sendo proibida a cobrança de qualquer taxa ou despesa extraordinária aos casais pelas serventias extrajudiciais.

 

DOCUMENTAÇÃO

Para participar, os noivos devem preencher todos os requisitos do formulário de inscrição virtual que consta no Provimento 20/2021, juntando, de forma digitalizada, os seguintes documentos: 

 

1) Certidão de nascimento dos nubentes, sendo solteiros; 
2) Certidão de óbito do cônjuge falecido para nubente(s) viúvo(s); 
3) Certidão de casamento com a separação judicial, ou, divórcio averbado em cartório, para nubentes separados ou divorciados; 
4) Autorização dos pais, se um ou os dois nubentes tiver (em) idade entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos;
5) Carteira de identidade e CPF de ambos os nubentes – frente e verso; 
6) Comprovante de endereço de ambos os nubentes; 
7) Duas (2) testemunhas, com respectivas carteiras de identidade; 

 

Os casais interessados em participar do Casamento Comunitário deverão preencher todos requisitos presentes no formulário de inscrição online e atestar a veracidade das informações prestadas. 

 

Todos os campos do formulário online deverão ser preenchidos de forma idêntica da que consta no documento que será utilizado na inscrição, por meio de escaneamento/digitalização e/ou foto legíveis para serem validados pelos cartórios, sob pena de indeferimento da inscrição e a vaga ser disponibilizada para outros nubentes

 

Fonte: TJMA

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA