Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

TJ/MA – Cartórios no Ar é avaliado por consultores do Innovare

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Programa Cartórios no Ar passou pela fase de análise do Prêmio Innovare, em reunião realizada na tarde dessa quarta-feira (9/6). O encontro contou com a participação dos consultores do Instituto Innovare, advogados Marco Lara e Luís Eduardo Caldas, que conheceram as particularidades do Programa e tiveram suas dúvidas esclarecidas pela equipe maranhense que representa a iniciativa.

 

Inicialmente, a idealizadora e apresentadora do Cartórios no Ar, a cartorária e vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil no Maranhão, Juliana Soares, falou do início do projeto e como ele foi recebido pela Corregedoria. Ela destacou o apoio dado pelo órgão para que a iniciativa fosse concretizada e tivesse continuidade.

 

Em seguida, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, esclareceu que o Programa é uma das diversas iniciativas da Corregedoria que representam a materialização da proposta de trabalho da gestão, fundada nos pilares governança, resolutividade, integridade e transparência. 

 

Velten destacou os avanços na esfera do extrajudicial e da importância para o processo de transparência, possibilitado pelo Programa Cartórios no Ar, por meio da informação. Ressaltou também que a resolutividade tem sido impactada positivamente, uma vez que os temas abordados ampliam o esclarecimento e possibilita a orientação de cartorários, que aprimoram sua rotina de atividades e serviços prestados ao cidadão. 

 

Por parte da Corregedoria, a equipe do Programa conta, também, com o juiz auxiliar Anderson Sobral, que ressaltou a importância da iniciativa em um cenário de prevalência do interesse público, e do assessor de Comunicação Fernando Souza, que atua na produção das pautas, mobilização dos entrevistados e construção do roteiro.

 

Após as exposições, os membros da equipe tiveram oportunidade de esclarecer alguns questionamentos apresentados pelos consultores, momento em que foi destacado o pioneirismo, o trabalho cooperado e alguns resultados já possíveis de serem percebidos. A prática maranhense segue para próxima etapa, de aferição de nota, que deve acontecer em julho. Em cada categoria, as práticas escolhidas seguem concorrendo à premiação, que terá o resultado final em novembro. Nesta edição, o Judiciário do Maranhão  concorre com outras três práticas. 

 

PRATA DA CASA

O Programa Cartórios no Ar é transmitido pela RadioWeb Justiça do Maranhão e tem o apoio da Presidência e da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça. Além da cartorária Juliana Soares, todas as etapas são executadas por servidores do Judiciário, com estrutura e recursos próprios. O resultado é um produto de qualidade, que atende ao interesse público e sem custos para a instituição.

 

Em formato de entrevista, é um programa que visa ao esclarecimento da população quanto ao funcionamento e aos serviços disponíveis nos cartórios, bem como cumpre a função de aproximar e orientar cartorários para o necessário aprimoramento do serviço extrajudicial. Cartórios no Ar tem aproximadamente 15 minutos de duração e um novo programa vai ao ar a cada quinze dias. Algumas novidades ligadas à iniciativa devem ocorrer no segundo semestre.

 

SOBRE O INNOVARE

O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos que objetiva a identificação, premiação e divulgação de boas práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro.

 

Com a instituição do Prêmio Innovare, essas práticas passaram a ser identificadas e difundidas em todo país, como forma de aprimorar o Sistema de Justiça brasileiro. São membros da Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais interessados em contribuir para o desenvolvimento do Judiciário.

 

Fonte: TJ/MA

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Buscar no site

Notícias Recentes