Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

“Temos que continuar o exímio trabalho feito na gestão anterior, com avanços e novas conquistas, pois nosso lema é avançar sempre”

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No último dia 07, foi realizada a Assembleia Geral para eleição da Diretoria e Conselho Fiscal da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen/MA). Gabriella Dias Caminha de Andrade, ex-diretora social da associação, tabeliã e registradora da Serventia Extrajudicial de Igarapé Grande (MA), foi eleita nova presidente da entidade para o biênio 2022/2024.

 

Gabriella assumiu a Serventia Extrajudicial de Igarapé Grande em janeiro de 2010. Já são 12 anos como registradora civil à frente do cartório da cidade e agora encontra-se em um novo desafio como presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão.

 

Para falar sobre o novo cargo conquistado por unanimidade e o que planeja para os próximos dois anos à frente da entidade, Gabriella Caminha concedeu uma entrevista para a Arpen/MA. Confira.

 

Leia a entrevista na íntegra:

 

Arpen/MA – Qual o principal desafio que você encontra neste novo cargo na associação?

Gabriella Caminha – Os desafios são vários, mas um dos principais é a luta diária pelo reconhecimento e valorização do registrador civil maranhense, em busca de dignidade do registro civil. Temos que continuar o exímio trabalho feito na gestão anterior, com avanços e novas conquistas, pois nosso lema é “avançar sempre”. Além, do meu desafio pessoal de como mulher, mãe, registradora e agora presidente da Arpen/MA, conseguir desenvolver os meus papeis da melhor forma possível.

 

Arpen/MA – Uma questão muito atual, que tem pautado o cotidiano, é a igualdade de gêneros, a diversidade e a inclusão. Como pretende tratar essas questões nos cartórios de registro civil? 

Gabriella Caminha – Vamos garantir efetividade a esses direitos nos cartórios de registro civil de pessoas naturais do estado do Maranhão através de ações conjuntas da Arpen/MA, CGJMA e registradores civis, com a participação da sociedade civil. Ressalta-se que os cartórios já estão preparados para esse atendimento especializado. 

Arpen/MA – Como avalia a importância do Registro Civil para a sociedade?

Gabriella Caminha – O cartório de Registro Civil é onde se realiza os atos mais importantes para o indivíduo, que vai desde seu nascimento até o óbito. É através do Registro Civil que há uma real inserção do indivíduo na sociedade garantindo o exercício da cidadania plena.

 

Arpen/MA – Ao longo destes anos em que está na atividade como você vê a atuação da Arpen/MA?

Gabriella Caminha – A nossa associação é vital para nossa atividade. Hoje, nossa associação é respeitada e conhecida. Existe um novo registro civil maranhense após a reativação em 2018 da associação, onde conseguimos inúmeros direitos e benefícios aos associados. Vamos dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela antiga gestão nos biênios 2018/2020 e 2020/2022.

Arpen/MA – Quais são os principais projetos que a nova Diretoria pretende desenvolver ao longo desta gestão?

Gabriella Caminha – A nossa missão é uma gestão compartilhada, com a participação efetiva da diretoria e de todos os associados. Temos alguns projetos já definidos: Arpen Mulher; live mensal do registrador civil; campanhas publicitárias temáticas mensais; campanhas sociais e solidárias; clube de benefícios; Arpen no TJMA e CGJ/MA com solicitações de novos atos a serem compensados, de alterações de provimentos do registro civil, tabela e demais melhorias para a classe.

Arpen/MA – O que falta para que os notários e registradores sejam mais valorizados e reconhecidos de sua importância para a sociedade?

Gabriella Caminha – Muito já se conquistou, pois antigamente achavam que cartório era só para bater carimbo. Hoje, a população já entendeu a importância do Registro Civil para a garantia da cidadania e dignidade da pessoa humana. É importante sempre divulgar o nosso trabalho, pois o registro civil está em constante evolução e com novos serviços sendo incorporados. Vamos avançar sempre! Contem comigo registradores civis maranhenses.

 

Fonte: Assessoria de imprensa – ARPENMA

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA