Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Registro Cidadão supera 300 atendimentos em três dias da 10ª edição

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Projeto parte do programa Justiça de Proximidade, do Judiciário maranhense, atende nesta quinta-feira, dia 13, a população de Itinga do Maranhão

Fonte: A emissão de segunda via de certidões foi o serviço mais procurado. Foto/Divulgação: Ribamar Pinheiro.

O projeto Registro Cidadão, do Judiciário maranhense, realizou 301 atendimentos nos três primeiros dias da 10ª edição do programa Justiça de Proximidade, do Judiciário maranhense, do qual é parte integrante. Nesta quarta-feira (12/7), na Comarca de Senador La Rocque, a 682 km de São Luís, na Região Tocantina, houve 107 atendimentos na Praça da Macuíba, no centro da cidade, que se somam aos 104 em João Lisboa, no primeiro dia, e aos 90 em Montes Altos, no segundo dia.

A exemplo das duas primeiras comarcas visitadas, a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito foi o serviço mais procurado, com 86 documentos do tipo em Senador La Rocque, 78 em Montes Altos e 67 em João Lisboa, totalizando 231, o que representa uma significativa economia para moradores e moradoras das três comarcas, já que o custo unitário de cada certidão é próximo de R$ 50,00.

Em Senador La Rocque, o projeto Registro Cidadão também realizou 4 reconhecimentos de paternidade; 2 registros tardios de nascimento; 5 registros tardios de óbito; 1 retificação administrativa e 9 orientações jurídicas.

FOGO

Alderina Oliveira soube do projeto por meio de um programa de rádio local. Ela perdeu a certidão de nascimento original ao pôr fogo em papéis antigos, sem notar que o documento estava no meio do que estava queimando. “Tem que ficar bem guardado agora”, reconhece.

Já a cozinheira Gleisy Duarte disse que estava trabalhando quando viu o anúncio na internet. Imediatamente após o serviço, ela foi procurar a equipe do Registro Cidadão, também para solicitar a segunda via da certidão de nascimento, que havia perdido na casa do pai. “Faz tempo que eu já estava querendo e deu certo hoje”, comemorou.

Foto/divulgação: equipe projeto Registro Cidadão

APOIO E PARCERIA

O combate ao sub-registro, com emissão gratuita de registros tardios de nascimento e de óbito, segunda via de certidões de nascimento e de casamento, e outras ações, conta com a colaboração de cartórios locais, da Defensoria Pública estadual e de outros órgãos e pessoas.

Nesta quarta-feira, o diretor do FERJ, Fundo do TJMA que coordena o Registro Cidadão, André Mendes (à direita, na foto abaixo, registrada pela equipe do projeto), recebeu o apoio do desembargador José Gonçalo Filho (também na foto), presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), que aproveitou o trabalho do projeto Conciliação Itinerante no vizinho município de Imperatriz para acompanhar o Registro Cidadão em Senador La Rocque; e contou com a parceria da cartorária Antônia Maria Monteiro (primeira, à esquerda) e da coordenadora de gestão do SUAS da Secretaria de Assistência Social do município, Wilany Sousa (entre o desembargador e o diretor, na foto).

Foto/divulgação: equipe projeto Registro Cidadão

O juiz titular da Vara Única da Comarca, Antônio Martins de Araújo, também esteve no local de atendimento do Registro Cidadão para acompanhar o projeto.

Participaram como agentes da ação em João Lisboa, os servidores e servidoras do FERJ, Cléber Marques, Wander Henrique Braga, Maira Vidal, Klayton Amorim e Tiaago dos Santos.

Nesta quinta-feira (13),o Poder Judiciário do Maranhão levará o projeto Registro Cidadão à Comarca de Itinga do Maranhão, com atendimento na Câmara Municipal.

Veja o álbum atualizado feito pelo fotógrafo Ribamar Pinheiro, do atendimento do projeto Registro Cidadão em Senador La Rocque, e de ações internas do programa Justiça de Proximidade na Comarca.

Fonte: Agência TJMA de Notícias

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Buscar no site

Notícias Recentes