Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Prefeitura de Duque de Caxias – Semana do Bebê aborda sobre Registro Civil e vacinação em dia

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Considerada uma das principais estratégias da Unicef para assegurar uma primeira infância tranquila para crianças de até 6 anos de idade, a Semana do Bebê torna o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Este ano, a Semana do Bebê no município vai destacar dois importantes direitos: Registro Civil e vacina em dias.

 

Em Caxias, instituída pela Lei Municipal n° 2.237/2015, a iniciativa visa reforçar a importância de ações, projetos e programas voltados para a primeira infância no âmbito da educação, da saúde, da assistência social, dos direitos humanos, entre outros.

 

A coordenadora de Saúde da Criança, Nytale Portela, ressaltou a importância dos temas abordados durante a Semana do Bebê. “O Registro Civil de Nascimento é gratuito, e aqui em Caxias o recém-nascido já pode sair da maternidade com esse documento. Mesmo com a facilidade de fazer o registro dentro do serviço de saúde, ainda temos crianças sem esse documento tão importante para garantia de outros direitos. Em relação a vacinação, atualmente, estamos observando a nível nacional que a cobertura vacinal está diminuindo com o decorrer dos anos e isso é preocupante, porque doenças erradicadas graças às vacinas correm o risco de voltar, podendo adoecer as crianças, deixar sequelas e até causar mortes”, disse.

 

Kiara Braga, secretária da Mulher, falou sobre a ação que será desenvolvida pela pasta. “A Semana do Bebê foi criada pelo município, por intermédio de uma lei, onde nós temos que realizá-la no mês de maio, além de ser uma exigência do selo UNICEF, ao qual o município fez adesão e mais uma vez nós estamos concorrendo a certificação. A Secretaria da Mulher também vai dar sua colaboração, nós estaremos com nossa equipe jurídica, onde eles estarão falando sobre a importância do registro e em parceria com a Secretaria de Saúde nós vamos levar vacina, que também é uma das temáticas abordadas durante a Semana do Bebê”, finalizou.

 

As ações em alusão à semana, serão realizadas pelas Secretarias Muncipais de Saúde, de Políticas para as Mulheres, Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Assistência e Desenvolvimento Social, Selo Unicef e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

PROGRAMAÇÃO

 

11/05 (quarta-feira)

 

Horários: 8h30 e 15h30;

Responsável: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Locais

 

CRAS Pirajá (manhã) – Avenida Pirajá, nº 2317, bairro Pirajá;

CRAS Engenho D’Água (manhã) – Rua Central, S/N, Povoado Engenho D’agua (zona rural);

CRAS Mutirão – João Viana (manhã): Rua Santo Antônio,S/N, bairro João Viana;

CRAS Caldeirões (tarde) – Avenida Nossa Senhora de Nazaré, S/N, bairro Trizidela;

CRAS Bacuri (tarde) – Rua do Aeroporto, n° 4547, bairro Teso Duro;

CRAS Itapecuruzinho (tarde) – Rua Itapecuruzinho, n° 84, bairro Itapecuruzinho.

Atividades

 

Devem ser realizadas ações de roda de conversa com as gestantes, usuárias dos CRASs, com o objetivo de conscientizá-las a respeito da importância do “Registro Civil” e “Vacinação em dia”, sendo estes direitos das crianças e dever dos responsáveis em providenciar junto aos órgãos competentes.

 

A equipe técnica do Cras será composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados, além de profissionais das UBSs, dos territórios de abrangência dos CRAS. Na oportunidade haverá oferta de kits de enxovais para as gestantes.

 

13/05

 

Horário: 8h30 às 12h;

Local: UBS Antenor Viana.

Dentre as atividades estão previstas: Roda de conversa sobre Aleitamento Materno, Cuidados com o RN, puericultura e vacinação, Atendimento médico de enfermagem, odontológico e com nutricionista para crianças de 0 a 6 anos, Vacinação de rotina e campanha.

 

14/05

 

Ação no Povoado Sossego, realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), de 8h às 12h.

 

Fonte: Prefeitura de Caxias

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin