Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

O Maranhense – CGJ-MA aprimora serviços na região sul do Estado

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A ação itinerante da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) na região sul do Estado tem contribuído para o aprimoramento dos serviços judiciais e extrajudiciais. Com o apoio dos juízes auxiliares, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, tem percorrido as comarcas da região para acompanhar os serviços prestados.

 

Durante as visitas técnicas, os juízes auxiliares trocam experiências com magistrados locais, além de orientar servidores e cartorários para a correta execução dos serviços e uso dos sistemas de gestão processual. 

 

O juiz Márcio Brandão, que possui experiência na área criminal e execução penal, conversou com os magistrados sobre o funcionamento de procedimentos criminais e a operacionalização dos plantões regionais criminais, que também contemplam as audiências de custódia. Oportunidades de melhorias foram identificadas debatidas algumas propostas de aperfeiçoamento das rotinas de trabalho. 

 

Servidores de secretarias estão sendo orientados a utilizar de forma adequada as ferramentas que estão disponíveis para melhor execução dos serviços. Essa tem sido uma das tarefas do juiz corregedor Nilo Ribeiro Filho, que explica como utilizar as funcionalidades do Sistema Termojúris e extrair planilhas e dados para o melhor gerenciamento da unidade judicial. 

 

“Durante a conversa com servidores, fazemos a exposição prática de como é realizada a verificação detalhada, por exemplo, dos processos que se encontram paralisados na secretaria. Com as informações obtidas, é possível restabelecer o curso processual, o que possibilita mais celeridade na tramitação”, explicou.

 

APRIMORANDO O EXTRAJUDICIAL

A atividade cartorária também está na pauta de trabalho durante as visitas técnicas. O juiz auxiliar Anderson Sobral, responsável pela pasta extrajudicial, realizou diversas visitas técnicas para averiguar a situação dos cartórios da região. Na oportunidade, os cartorários e parte da equipe expõem como vem desempenhando as atividades e o que estão fazendo para melhorar os serviços ofertados ao cidadão.

 

A iniciativa conta com o apoio da secretária da Coordenadoria da Serventias, Eliana Monteiro, que, dentre outras obrigatoriedades, checa o lançamento obrigatório de informações nos sistemas, verifica as instalações, avalia o atendimento e acessibilidade, confere o recolhimento de tributos. Após a visita técnica, cada serventia é oficiada com um diagnóstico da situação encontrada e o que precisa fazer para atuar em conformidade com os padrões de qualidade exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça. 

 

Além dos serviços da Justiça de 1º grau, a Corregedoria é responsável pelo acompanhamento dos cartórios. O desembargador Paulo Velten tem enfatizado que as visitas técnicas constituem um dos principais canais de relacionamento da Corregedoria da Justiça com juízes, servidores e cartorários. A finalidade é apoiar e orientar a correta a realização dos trabalhos, garantindo a melhoria e a uniformização.

 

Fonte: O Maranhense

 

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA