Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Mudam datas de casamentos comunitários em Miranda do Norte e Paço do Lumiar

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dois casamentos comunitários agendados pelo Poder Judiciário em comarcas tiveram as datas da cerimônia remarcadas pela 3ª Vara de Itapecuru Mirim e 3ª Vara de Paço do Lumiar.

 

O juiz titular da 3ª Vara de Itapecuru-Mirim, Celso Serafim Júnior, informou a mudança da data da celebração do termo judiciário de Miranda do Norte para o dia 17 de novembro de 2022, às 18 horas.

 

Na Portaria-TJ – 4906/2022, de 19 de setembro, o juiz explica que no dia 24 de novembro está previsto ocorrer um jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo – motivo do adiamento da solenidade.

 

PAÇO DO LUMIAR

Já o juiz Thales Ribeiro de Andrade, que responde pela 3ª Vara de Paço do Lumiar (Comarca da Ilha de São Luís), adiou a celebração para o dia 14 de outubro de 2022.

O juiz atendeu a um pedido da SEMDES do Município, que está atuando em parceria institucional com o Poder Judiciário na organização da cerimônia, e no atendimento aos casais.

A decisão foi publicada na Portaria-TJ – 4901/2022, de 19 de setembro de 2022.

 

PROJETO CASAMENTOS COMUNITÁRIOS

O projeto Casamentos Comunitários, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça e Judiciário nas comarcas,  cumpre o  dever constitucional de facilitar a conversão da
união de pessoas em casamento, especialmente de casais sem disponibilidades de recursos para suportar as despesas cartorárias, e na busca da legalização das uniões estáveis já constituídas, bem como a dos que pretendem estabelecer uma relação conjugal.

O casamento comunitário tem por objetivos consolidar a família como núcleo básico de acolhida, convívio; promover o direito à convivência familiar, entendendo-a como núcleo afetivo, vinculado por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade e os direitos humanos; proteger e garantir os direitos civis da família e sucessões.

 

Fonte: TJMA

 

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA