Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Lago da Pedra e Vitorino Freire recebem comitiva itinerante do Judiciário

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Projeto Registro Cidadão atende população em Lago da Pedra, nesta segunda (27), enquanto outra equipe se concentra no público interno em Vitorino Freire, também pelo programa Justiça de Proximidade

O programa Justiça de Proximidade, do Poder Judiciário do Maranhão, inicia sua sexta edição nesta segunda-feira (27/3), com atendimento aos públicos externo e interno em duas comarcas. A de Lago da Pedra, a 312 km de São Luís, recebe o projeto Registro Cidadão, com serviços gratuitos de emissão de certidões e de segundas vias à população, além de ações das diretorias de Engenharia, Informática e Administrativa. Já a de Vitorino Freire, a 320 km da capital, concentra-se no público interno pelo Programa de Qualidade de Vida “Bem-estar no Judiciário”, com atendimentos na área de saúde e palestras.

No dia seguinte (28/3), as equipes da comitiva itinerante do Judiciário maranhense trocam de localidades. As comarcas de Olho d’Água das Cunhãs e de Paulo Ramos também serão contempladas nesta nova etapa, na quarta (29/3) e na quinta (30/3). O programa Justiça de Proximidade é desenvolvido pela alta administração do TJMA, com suas diretorias e núcleos, e levado a magistrados(as) e servidores(as) das comarcas, por meio de uma força-tarefa executada por equipes de profissionais de diversas áreas da administração pública.

O Registro Cidadão permitirá que moradores e moradoras das comarcas de Lago da Pedra, dia 27; Vitorino Freire, 28; Olho d’Água das Cunhãs, 29; e Paulo Ramos, dia 30, solicitem serviços de emissão do registro de nascimento, procedimento do registro tardio de óbito e de nascimento, além da emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito, por meio da serventia extrajudicial de registro civil de pessoas naturais.

Para participar, os cidadãos e cidadãs das quatro localidades devem comparecer aos locais de atendimento, nos fóruns das comarcas. Em paralelo ao atendimento à população, o Justiça de Proximidade implementará ações de aprimoramento do serviço público nas mesmas unidades.

O projeto Registro Cidadão é organizado pelo Fundo Especial das Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (FERC) e executado de forma colaborativa entre o TJMA, a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ/MA), juízes e juízas, prefeituras, secretarias do Estado, órgãos de assistência social e médica municipais e registradores civis de pessoas naturais.

VITORINO FREIRE

A programação de atendimento a servidores, servidoras, magistrados e magistradas, nesta segunda-feira, em Vitorino Freire, inclui as palestras: RH Itinerante, da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal; “Planejamento Estratégico TJMA/Prêmio CNJ de Qualidade 2023”, da AGEM; “Difusão da Cultura de Segurança Institucional”, da Segurança Institucional do TJMA; além de atendimento, durante todo o dia, com triagem de enfermagem e consulta médica, da Divisão Médica do TJMA.

As atividades itinerantes oferecem serviços internos nas áreas judiciais, administrativas e extrajudiciais, de recursos humanos, engenharia, segurança institucional, planejamento estratégico, informática e tecnologia da informação. “Fazer bem e depressa por uma Justiça de proximidade” é o tema da medida, que pretende expandir os quatro eixos da gestão do atual biênio do TJMA (governança, resolutividade, integridade e transparência) para o interior do Estado.

Fonte: Agência TJMA de Notícias

 

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA