Durante essa semana, o termo judiciário São José dos Basílios e a Comarca de Joselândia reuniram casais para a realização de casamentos comunitários nos municípios nos dias 20 e 21 de junho.
A iniciativa faz parte do projeto da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), que beneficia casais que buscam estabelecer uma relação conjugal ou legalizar uniões estáveis já constituídas, mas que não possuem condições para custear o processo. Todos os casais participantes estavam isentos do pagamento de taxas cartorárias.
Em São José dos Basílios, a celebração ocorreu no dia 20 de junho, a partir das 17 horas, sendo este o primeiro casamento comunitário realizado no município. A cerimônia foi presidida pelo juiz Bernardo Luiz Melo Freire, titular da 4ª Vara de Pedreiras, respondendo plea Comarca de Joselândia, da qual o município é termo judiciário.
UNIÃO E INCLUSÃO
Em pleno exercício das principais propostas do projeto, ou seja, a ampliação do acesso à justiça e a aproximação com a comunidade, na ocasião, o magistrado ainda deslocou-se até a residência de um casal para celebrar o casamento devido ao acidente sofrido recentemente pelo noivo que ficou impossibilitado de comparecer ao local do evento.
CASAMENTO EM JOSELÂNDIA
Já no município de Joselândia, a cerimônia ocorreu no dia 21 de junho e beneficiou 116 casais. Com início às 17 horas, a cerimônia foi presidida pelo pelo juiz Bernardo Luiz Melo Freire, titular da 4ª Vara de Pedreiras, respondendo pela Comarca de Joselândia.
Os magistrados João Batista Freire Coelho Neto, Claudilene Morais de Oliveira e Cynara Elisa Gomes Freire também participaram do ato.