Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

G1 Santos – Edson’s que receberam nome em homenagem a Pelé comemoram o aniversário de 81 anos do craque: ‘Vida longa ao Rei’

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em todo o Brasil, mais de 80 pessoas foram batizadas com nomes semelhantes ao de Pelé, segundo levantamento divulgado recentemente.

 

Considerado o ‘Rei do Futebol’, Edson Arantes do Nascimento está completando, neste sábado (23), 81 anos de vida. Para celebrar, o g1 conversou com filhos de torcedores apaixonados pelo ex-craque que, de tanto amor pelo Santos FC, os batizaram em homenagem ao Pelé.

 

Edson Pedro do Nascimento, de 50 anos, é boxeador e vive em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ao g1, por telefone, ele contou que foi batizado com este nome pelo seu pai, José Pedro, em 1970, quando o Brasil foi tricampeão mundial, com Pelé no time.

 

“Me sinto privilegiado por ter esse nome. Quero deixar meus parabéns ao Rei, meus votos de prosperidade, de saúde. Vida longa ao Rei”, desejou.

 

José, pai de Edson, era um apaixonado pelo clube. Ele ainda conseguiu ver o Santos vencer a Libertadores em 2011. Porém, quando celebrava a vitória, o idoso de 67 anos faleceu ao ter um ataque cardíaco fulminante.

 

Já o comunicólogo Edson Joaquim de Freitas, de 59 anos, vive em São Vicente. Quem escolheu o nome dele foi o pai, Joaquim Daniel, que foi um grande torcedor e fã de Pelé. “Na década de 60, o Pelé estava no auge. Não tenho nada a ver com ele, não sou bom de bola. Mas a homenagem eu carrego”, brinca.

 

“Muitos anos de vida, muitas felicidades a ele. Que ele dure bastante tempo. É uma data histórica, que possamos usufruir por muitos anos tudo o que ele nos proporcionou. Tenho muito orgulho de ser xará dele”, celebrou.

 

Ele diz que, na época, o nome ‘Edson’ não era tão comum e que Pelé ajudou a popularizar. “Não tinha tanta gente com esse nome antes”, contou. Ele herdou o amor pelo Santos F.C. do pai e atualmente acompanha o time do coração.

 

Xarás pelo Brasil

 

Os dois moradores da Baixada Santista não são os únicos a carregarem o nome do ídolo. Em todo o Brasil, mais de 80 pessoas foram batizadas com nomes semelhantes ao de Pelé, segundo um levantamento divulgado recentemente pela proScore.

 

Em 1940, João Ramos do Nascimento, Dondinho, pai de Pelé, quis homenagear o inventor norte-americano Thomas Edison, grafado com “i”, já que a luz elétrica havia acabado de chegar à cidade de Três Corações, cidade-natal de Pelé. Porém, em razão de uma imprecisão do cartório, a vogal foi omitida na certidão de nascimento do Rei.

 

No Brasil, são 25 ‘Edson Arantes do Nascimento’, homônimos do Rei. Mais 18 brasileiros foram registrados como ‘Edson Arantes do Nascimento’, acompanhado de outros sobrenomes. Outros 4 têm a ordem do sobrenome trocadas e são chamados ‘Edson Nascimento Arantes’. Já com a grafia Edison Arantes do Nascimento existe apenas um. E, ainda há 35 que utilizam dentro do nome a grafia ‘Pelé’.

 

Os dados levaram em conta pessoas que nasceram após o ano de 1956, quando Pelé estreou no futebol profissional jogando pelo Santos Futebol Clube. A empresa cruzou informações de base de dados oficiais e também não estruturadas.

 

Fonte: G1 – Santos e região

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA