Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Corregedoria visita cartórios de Balsas

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Durante visita técnica realizada na Comarca de Balsas, no período de 18 a 20 de maio, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, verificou a qualidade dos serviços cartorários prestados junto à comunidade e a adequação das serventias às normas estabelecidas pela Corregedoria Geral da Justiça – CGJ/MA e Conselho Nacional de Justiça – CNJ. A inspeção permanente nos serviços extrajudiciais é uma das atribuições da CGJ e dos juízes de Direito das comarcas. O juiz Douglas Lima da Guia, diretor do Fórum de Balsas, acompanhou o corregedor nas visitas às serventias.

 

No 2º Ofício Extrajudicial, responsável pelo Registro Civil, o corregedor foi recebido pelo tabelião Ilkerson Maxwell Santos, que apresentou os setores de atendimento, sala de casamentos, central de processamento de dados, acervo 100% digitalizado e os serviços prestados, dentre os quais, o RGA – Registro Geral do Animal de estimação. Neste documento, consta informações como dados do tutor, data de nascimento, raça, cor, tamanho, nome e sobrenome do animal.

 

Em dezembro de 2020, o Cartório do 2º Ofício de Balsas recebeu o Prêmio Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) – categoria diamante – da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), em reconhecimento ao atendimento de requisitos de “excelência e qualidade na gestão organizacional”. Durante a Pandemia Covid-19 o cartório atendeu a população pelo sistema ‘drive-thru’, e a iniciativa foi considerada a melhor para a continuidade do negócio durante as restrições de circulação e distanciamento social.

 

O corregedor conversou com pessoas que aguardavam atendimento, conferindo o serviço solicitado, tempo e qualidade. “A gente precisa buscar o melhor padrão e prestar o melhor serviço, de excelência e que atenda as exigências da CGJ e CNJ. Encontramos uma serventia bem estrutura e organizada”, elogiou Froz Sobrinho.

 

NOVA SEDE

Durante a visita ao 2º Ofício, o corregedor também conheceu o projeto da nova sede do cartório, que tem previsão de inauguração para o próximo mês de agosto. Serão 600 metros quadrados de área construída em projeto arquitetônico sustentável, com energia solar, reaproveitamento das águas de chuva e estação de tratamento de esgoto, dentre outros, com o propósito de otimizar recursos naturais e sistemas de edificação, reduzindo assim o impacto ambiental. A construção da nova sede busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS n.º 7, 11, 12 e 13 da Agenda 2030 da ONU. 

No local haverá terraço para eventos, atendimento pelo sistema ‘drive-thru’ para demandas imediatas como autenticação, ou para solicitar um documento a ser retirado posteriormente.

 

1º OFÍCIO

No 1º Ofício Extrajudicial, responsável pelo Registro de Imóveis, além de conhecer as áreas de atendimento e conversar com os usuários do cartório, o corregedor consultou livros obrigatórios e conheceu a central de processamento de dados da unidade.

Ana Maria Gomes Pereira, tabeliã titular da serventia, recebeu o corregedor durante a visita. Ela disponibilizou todos os dados solicitados e apresentou o novo banheiro do Cartório, acessível e para o uso de pessoas com mobilidade reduzida, seguindo as normas previstas na NBR 9050. A adequação e acessibilidade do banheiro foi solicitada durante inspeção realizada anteriormente nessa unidade por equipe da CGJ-MA.

 

Fonte: TJMA

 

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA