Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Corregedoria inspeciona cartórios em quatro comarcas

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

CONFORMIDADE DOS SERVIÇOS CARTORÁRIOS

 

Os cartórios extrajudiciais de Matinha, Penalva, Cajari e Olinda Nova do Maranhão estão sob inspeção extraordinária, pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA). Os trabalhos da inspeção começaram na segunda-feira, 3 e seguem até sexta-feira, 7.

A inspeção extraordinária tem o objetivo de verificar a conformidade dos serviços prestados pelos cartórios à população dessas comarcas. Durante os trabalhos, são verificados diversos itens obrigatórios que devem ser cumpridos pelos cartorários, quanto ao registro de atos; manutenção de arquivo e cumprimentos de determinações da Corregedoria.

 

ITENS OBRIGATÓRIOS

Dentre outros, a inspeção verifica a regularidade dos seguintes itens: afixação da tabela de emolumentos referente aos atos das serventias extrajudiciais, em local visível ao público e de fácil leitura; regularidade dos títulos de nomeação dos servidores; observância do regimento de custas e emolumentos; saneamento das possíveis irregularidades detectadas na última inspeção; existência do exemplar atualizado do Código de Normas; ofícios recebidos e não respondidos e de livros obrigatórios e se são devidamente nominados e numerados sequencialmente.

 

O juiz Alistelman Mendes Dias, auxiliar da Corregedoria, preside a inspeção, com o apoio dos servidores da Divisão de Correições e Inspeções da CGJ-MA. Trabalham na inspeção os servidores José Raimundo Júnior, Cláudia Bayma Anchieta, Renata Seguins Melo, Bianca Brito da Cunha e Luana Coutinho dos Anjos.

A Portaria 1319/2022 determinou a realização da inspeção extraordinária no período de maio a dezembro de 2022, nos cartórios daquelas comarcas.

 

De acordo com a portaria, durante as inspeções não ficará suspenso o atendimento nas serventias extrajudiciais. E ao final dos trabalhos, a equipe de inspeção apresentará relatório circunstanciado ao corregedor-geral, desembargador Froz Sobrinho.

 

Fonte: TJMA

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Buscar no site

Notícias Recentes