Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Corregedoria da Justiça realiza inspeção extraordinária em cartórios do interior

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma equipe de juiz e servidores da Corregedoria Geral da Justiça está no interior do Estado realizando uma semana de inspeção extraordinária em cartórios extrajudiciais em funcionamento nas comarcas de Buritirana, Senador La Rocque e João Lisboa.

 

As visitas e reuniões de trabalho das inspeções começaram no dia 29 de agosto e serão finalizadas nesta sexta-feira, 2. Os trabalhos analisaram a qualidade dos serviços extrajudiciais pagos e gratuitos prestados à população. Já foram fiscalizados os serviços extrajudiciais nos ofícios únicos de Buritirana e Senador La Rocque e no 1°e 2º Oficio de João Lisboa.

 

Foram vistoriados itens obrigatórios para garantir a segurança e a conformidade dos serviços prestados pelos cartórios com a legislação e normas da Corregedoria Geral da Justiça, como a estrutura de atendimento ao público; o lançamento de atos; a manutenção de livros obrigatórios de registros e a escrituração correta dos atos cartoriais, dentre outros.

 

A equipe de inspeção é coordenada pela juíza Ticiany Maciel Palácio, auxiliar da gestão da CGJ-MA, que supervisiona os trabalhos dos servidores da Divisão de Correições (DIC) e Inspeções junto aos cartórios. Participam da ação os servidores: Eliana Monteiro, coordenadora da DIC, Cláudia Bayma Anchieta; RENATA SEGUINS LOBO, Cardel Mendonça; José Raimundo Oliveira; Fábio Mendes Louzeiro e Bianca Corrêa da Cunha.

As vistorias foram determinadas pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, na Portaria-CGJ – 1319/2022, que trata do calendário de inspeções extraordinárias pela Corregedoria Geral da Justiça, entre maio a dezembro de 2022. O ojetivo, é fiscalizar os serviços e orientar as atividades cartoriais, zelando pela regularidade dos serviços extrajudiciais.

 

A próxima  inspeção está prevista para o período de 12 a 16 de setembro.

ITENS FISCALIZADOS

A inspeção extrajudicial cumpre a Resolução n° 24/2009 e o Código de Divisão e Organização Judiciárias do Estado do Maranhão. 

 

Durante a  inspeção são fiscalizados os seguintes itens: 
– afixação da tabela de emolumentos referente aos atos das serventias extrajudiciais, em local visível ao público e de fácil leitura;
–  regularidade dos títulos de nomeação dos servidores; observância do regimento de custas e emolumentos; 
– saneamento das possíveis irregularidades detectadas na última inspeção; condições de higiene e de ordem no ambiente de trabalho; 
– existência do exemplar atualizado do Código de Normas; ofícios recebidos e não respondidos e de livros obrigatórios e se são devidamente nominados e numerados sequencialmente;
– manutenção dos livros com termos de abertura, e dos encerrados, o termo de encerramento e folhas numeradas e rubricadas; 

– escrituração correta em todas as colunas e se não apresenta rasuras e uso de corretivo e de anotações, tais como “sem efeito”, “inutilizado” e “em branco”, e se foram ressalvadas e certificadas com data e assinatura.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
[email protected]

 

Fonte: TJMA

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA