Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Cento e oitenta casais de Lago da Pedra se unem em casamento comunitário

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Centro Cultural de Lago da Pedra sediou uma cerimônia de casamento comunitário gratuito, ao ar livre, na tarde de terça-feira, 30, a partir das 16h, com a presença de180 casais acompanhados de familiares e filhos. Os casais receberam a Certidão de Casamento logo após a realização do ato, pelos juízes celebrantes.

 

A solenidade foi realizada por meio do Projeto “Casamentos Comunitários”, pela Corregedoria Geral da Justiça e Poder Judiciário de Lago da Pedra, em parceria com Cartório do 2º Ofício e a Prefeitura Municipal, que colaboraram na organização da solenidade e na ornamentação do espaço, com tapete vermelho e flores para receber casais e autoridades da cidade, respectivamente.

 

CASAIS ESPECIAIS

Dois casais tiveram assento especial na plateia. O mais jovem, Daielson Cruz Sousa (20 anos) e Mayara Sousa da Silva (16 anos). E o mais idoso, Antonio Batista Sousa (74 anos) e Francisca Sousa Correia (41 anos), que já tinham dois filhos e uma convivência de 22 anos.

 

Dentre os casais, estava Adriano da Silva e Francielma da Cruz, grávida de 7 meses de uma menina, que moravam juntos há 12 anos. “A gente queria casar há muito tempo, mas as condições financeiras e as ocupações faziam com que a gente sempre fosse deixando para depois. O casamento veio dar maior segurança a nossa relação, a cereja do bolo”, disse a noiva.

 

O corregedor geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, estava presente na solenidade e fez a entrega da Certidão de Casamento ao casal mais jovem, casado pelo juiz Marcelo Santa Farias (1ª Vara de Lago da Pedra). A prefeita municipal, Maura Jorge, fez a entrega da certidão de casamento ao casal idoso, casado pela juíza Cristina Meireles (2ª Vara de Lago da Pedra).

 

O corregedor geral enalteceu a participação da mulher no Executivo local, que, além de ser chefiado por uma mulher, tem cerca de 70% de mulheres no primeiro escalão da Prefeitura Municipal. “Se não me engano é única prefeitura do Maranhão que tem a maior quantidade de secretária mulheres. A mulher tem que ter esse espaço na vida política e social”, declarou.

 

Em saudação aos noivos e noivas, o corregedor chamou a atenção do casal mais jovem para o compromisso do casal em continuar os estudos para poderem sustentar os filhos. Ao mais idoso, o desembargador desejou bom proveito na vida conjugal.

A prefeita municipal destacou que a parceria entre o poder público municipal e o Poder Judiciário oportuniza a promoção da cidadania aos casais da cidade, com a confirmação da convivência de amor e carinho, que compareceram de livre e espontânea vontade por querer consolidar uma união já ratificada por Deus e agora, diante das autoridades.  

 

JUÍZES CELEBRANTES

Os juízes José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, diretor da Corregedoria e Tereza Nina, corregedoria de planejamento estratégico da CGJ-MA, participaram da celebração das uniões, além dos juízes Rodrigo Nina (Auxiliar de Entrância Final); Alessandro Bandeira (Auxiliar Entrância Final); Bernardo Freire (4ª Vara Pedreiras); e Marcelo Silva Moreira (Juizado Especial de Bacabal).

 

Compareceram à solenidade os promotores de Justiça, Crystian Gonzalez Boucinhas e Lúcio Leonardo Gomes e as defensoras públicas Ana Laura de Almeida e Isabela Moreira Campos e o presidente da Câmara Municipal, vereador Cícero Amaro.

Ao final da solenidade, os casais participaram de um sorteio de brindes, que presentearam dois deles com lua de mel em São Luís, com todas as despesas pagas pelo Município de Lago da Pedra.

 

Fonte: TJMA

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA