Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Cartório do 2º Ofício de Balsas inova e adota soluções tecnológicas para a população

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Com mais de 100 anos em atividade, unidade promove diversas ações sociais e inova nas certificações de Qualidade em busca de aprimoramento constante

 

 

Com os trabalhos iniciados em julho de 1920, o Cartório do 2º Ofício de Balsas, no Maranhão, possui 101 anos de história. Nesta reportagem do projeto Cartórios em Pauta, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen/MA), o titular do cartório Ilkerson Maxwell Franco Santos, conta como vem mantendo as realizações de trabalhos na serventia, os projetos em prol da comunidade e investindo na equipe para melhor atendimento aos cidadãos balsenses.

 

À frente da serventia há 11 anos, Ilkerson Maxwell Franco já atuou como comissário de menores, na 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís – MA, e como analista Judiciário e assessor de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA). Desde sua entrada no extrajudicial como titular do cartório de Balsas, vem qualificando seus colaboradores e oferecendo o melhor apoio à população local.

 

“Renovamos recentemente a certificação NBR 15906 da ABNT., tendo como passo seguinte a busca pelo 3º prêmio Diamante no Prêmio de Qualidade Total – PQTA e da certificação Cartório TOP, ambos da Associação de Notários e Registradores – ANOREG”, conta o titular, que para este segundo semestre busca cada vez mais fomentar as qualificações constantes da equipe e manter os projetos sociais já existentes no cartório.

 

Segundo Ilkerson, o cartório colabora e desenvolve diversas ações sociais e assistenciais desse 2010. No final do ano de 2014 a serventia realizou a campanha “Solidariedade em Dobro”, onde distribuiu mais de 800 cestas básicas. Também atuou no projeto “Natal Solidário”, no qual tem apoio dos clientes da serventia, onde cada um adota uma carta escrita por uma criança carente ao Papai Noel e depois realizam a entrega de presentes. E desde o início do segundo semestre de 2017, a serventia vem mantendo o projeto “Troco Solidário”, que visa escolher uma instituição de caridade a cada seis meses para direcionar o troco ofertado dos clientes mês a mês. “Além disso, damos apoio em diversas áreas como ao esporte amador, à cultura popular e à população em geral”, salienta.

 

O titular também destaca que além de todos esses projetos para com a comunidade, o cartório é de grande relevância para a população, “A serventia certamente participa dos momentos mais relevantes do cidadão balsense e todos aqueles que necessitam dos serviços, incluindo registros de nascimentos, casamentos e óbitos, bem como lavratura de escrituras das mais variadas espécies, procurações, reconhecimentos de firmas e autenticações”.

 

No combate ao sub-registro, Ilkerson ressalta que a serventia está em “busca constante da aproximação com a população e entidades sociais com a finalidade de disseminar a importância do registro de nascimento, bem como facilitar o acesso da população a esse registro”. Para os projetos do próximo ano, o delegatário conta que está buscando soluções com a finalidade de realizar mutirões de registro de nascimento junto as comunidades mais distantes da sede do município de Balsas, e também deve inaugurar a nova sede da serventia que conta com inúmeras inovações.

 

“Além da qualidade do serviço já disponível, iremos dispor de um ambiente moderno, informatizado, climatizado, com amplo espaço para atendimento ao público, ampla sala de casamento, terraço no andar superior para que os noivos possam tirar fotografias, drive-thru, dentre outras”, conta.

 

Auxilio da Tecnologia

 

Com o início da pandemia a serventia procurou adotar todas as medidas necessárias para minimizar os riscos de contagio, tanto para os colaboradores como para os usuários. Além de todos os cuidados de saúde contra o coronavírus, como distribuir máscaras aos funcionários e a população, disponibilização de álcool em gel, sanitização dos ambientes, o cartório também fez uso da tecnologia como meio alternativo aos clientes.

 

“Procuramos ofertar meios alternativos para que a população continuasse utilizando os serviços do cartório com o mínimo de risco para a saúde, assim foi que implementamos nosso chatbot (atendente virtual), agendamento de serviços, lavratura de atos, inclusive casamentos, de forma on-line, implantação do sistema de drive-thru, dentre outros mecanismos”, conta o oficial.

 

Ilkerson também ressalta que a utilização de tecnologias nos serviços notariais e de registros só tendem a trazer benefícios aos cartórios, bem como segurança às informações e celeridade nos serviços solicitados. “Inúmeras atividades, dentre elas os serviços notariais e de registros, devem buscar constantemente a implantação de novas tecnologias proporcionando a população ganho em qualidade e celeridade no serviço. Com as tecnologias já implantadas, a população vem reconhecendo a importância das serventias extrajudiciais no seu dia a dia, bem como na busca constante de uma melhor prestação de serviços”, concluiu.

 

Quer participar do projeto da Arpen/MA?

 

Envie as informações iniciais da história e inovações da serventia que queira compartilhar para o e-mail da assessoria da Arpen/MA [email protected]. A equipe de Comunicação retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Participe desta iniciativa junto a Arpen/MA!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen/MA

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin