Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

ARPEN/MA PARTICIPA DE REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DA REDE INTERSETORIAL DE PROTEÇÃO SOCIAL PARA POVOS INDÍGENAS NO MARANHÃO (RIMA)

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na manhã de sexta-feira (26), a ARPEN/MA, representada pela presidente Gabriella Dias Caminha, esteve presente na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), a convite do TJMA, para participar da reunião de criação da Rede Intersetorial de Proteção Social para Povos Indígenas no Maranhão (RIMA).

O encontro contou com a presença de representantes de diversas entidades, como a FUNAI, TRE, Defensoria Pública, Receita Federal, SEDHPOP, TJMA, entre outras, que discutiram a criação da rede de apoio e proteção social para indígenas buscando atender às necessidades do grupo, como acesso à documentação básica.

A presidente da ARPEN/MA, Gabriella Dias Caminha, destacou a importância da reunião: “A criação da RIMA é importante e necessária para que todos nós consigamos efetivas os direitos dos povos indígenas, pois o registrador civil tem o dever de proporcionar cidadania e dignidade às pessoas”.

Adriana Chaves, juíza do TJMA e Ouvidora dos Povos Indígenas, falou sobre a criação da RIMA e o papel da ARPEN nesse processo: “os órgãos públicos aqui presentes estão envolvidos na questão de solução dos conflitos e demandas dos povos indígenas, garantindo a esse povo, que é tão vulnerável, o acesso à justiça e a serviços públicos. Nessa rede de apoio contamos com a ARPEN/MA, antigo parceiro de desenvolvimento desses mutirões, que tem garantido a certidão de nascimento e óbito para essa população”.

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA