Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

“Abepianas”: associadas lançam obra com coletânea de depoimentos sobre a participação feminina no Processo Civil Brasileiro

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Data do lançamento, no Dia Internacional da Mulher marca o primeiro ano de fundação da ABEP, Associação Brasileiras Elas No Processo

Um retrato vivo da trajetória feminina no Processo Civil Brasileiro. Assim foi a definição da registradora fluminense e coordenadora do projeto, Flávia Hill, sobre o lançamento de “Abepianas”, livro que conta com a colaboração de mais quatro processualistas brasileiras integrantes do coletivo “Elas no Processo”, que se tornou uma associação de nível nacional, a ABEP – Associação Brasileiras Elas no Processo – e agrega hoje mais de 15 associadas de todo o país.

O lançamento ocorreu não por coincidência, no Dia Internacional da Mulher. A obra traz textos curtos que traduzem com muita essência, aspectos relevantes da trajetória pessoal e profissional das associadas, escolhidos por cada qual das autoras, no intuito de disseminar um pouco dos vários caminhos que levaram tantas mulheres, de diferentes partes do país, a se reunir em uma associação acadêmico-científica genuinamente nacional.

Com uma sólida carreira como registradora civil no Cartório 2º Distrito do município de Saquarema, região litorânea do estado do Rio de Janeiro, Flávia Hill também é atuante na área acadêmica. É professora Adjunta de Direito Processual na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Também uma das coordenadoras do projeto, Flávia exalta a obra como sendo uma fonte de inspiração para estudantes e profissionais que estão iniciando sua carreira. “São depoimentos repletos de histórias reais, que inspiram estudantes, profissionais em início de carreira e experientes a renovar o seu compromisso com a igualdade e a justiça e a recobrar forças para seguirem firmes em seu mister, cientes de que a vida está repleta de percalços e desafios”, afirma.

Além de ter sido lançada no Dia Internacional da Mulher, a obra também marca e celebra o aniversário de um ano de fundação da ABEP. O “Elas no Processo” começou como um coletivo e hoje reúne quinze profissionais associadas de todo o Brasil.

“A ideia é que com esse projeto possamos jogar luz sobre a trajetória da participação feminina no Direito Processual Brasileiro nas últimas décadas e permitir, assim, que toda a sociedade brasileira conheça esse imposto capítulo de nossa História, tão pouco abordado”, finaliza Flávia.

No projeto participam também as associadas da ABEP: América Cardoso Barreto Lima Nejaim, Cecília Rodrigues Frutuoso Hildebrand, Fernanda Gomes e Souza Borges e Renata Cortez Vieira Peixoto.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RJ

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA