Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Presidente da Arpen/MA participa de reunião da Arpen-Brasil, que anuncia a “Escola do Registro Civil” e a criação de novas plataformas

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os anúncios foram feitos durante a primeira reunião presencial de diretoria e presidentes estaduais de 2022 

 

Nesta terça-feira (15/03), o presidente da Arpen/MA, Devanir Garcia, e representantes de outras Arpens estaduais, participaram da reunião ordinária realizada, em São Paulo, pela diretoria da Arpen-Brasil, que apresentou os projetos e encontros internacionais agendados para o ano, o cronograma da entidade para 2022, a criação da “Escola do Registro Civil” e as implementações da “Arpen-Brasil Viagens” e do banco digital “RC Digital”. Também foram debatidas as mudanças com a chegada da nova carteira de identidade nacional e a MP do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos, além da nacionalização do E-Proclamas.

 

Devanir Garcia, presidente da Arpen/MA que esteve representando o estado do Maranhão, comentou sobre a importância das reuniões presenciais entre as associações cartorárias. “É muito importante esse retorno presencial. Conseguimos passar por um momento muito difícil, de adaptação, mas também é importante ressaltar que os cartórios em momento algum deixaram de trabalhar ou de atender ao público, continuamos fazendo a nossa parte e com um papel importante durante esse período”, disse.

 

A “Escola do Registro Civil” foi a primeira pauta a ser apresentada. O projeto visa criar uma plataforma no site da Arpen-Brasil, para que escreventes, titulares, funcionários e público externo possam comprar um curso completo sobre registro civil, com diferentes níveis de conhecimento. Wilson Lewy, advogado e coordenador da escola de escreventes do CNB/SP, explicou que o projeto tem como principais objetivos a resolução de problemas práticos e garantia de que toda a classe tenha conhecimentos básicos sobre o registro civil.   

 

A associação apresentou mais uma plataforma. Esta, voltada para o turismo. A “Arpen Viagens” começou ainda no XXVII Congresso Nacional de Registro Civil (Conarci 2021), em parceria com a Alfa Turismo – empresa que vai gerir a atividade. Os associados terão descontos expressivos na compra de passagens aéreas para seus destinos e benefícios exclusivos, como atendimento particular e tarifas diferenciadas nos parcelamentos. A novidade estará disponível em um novo menu do site da Arpen-Brasil, e a estimativa é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas, entre titulares, escreventes e demais funcionários. 

 

A nacionalização do E-Proclamas, plataforma digital que cumpre as exigências legais para as publicações dos editais de proclamas dos casamentos civis, também foi apontada durante o encontro. Idealizada pela Arpen-SP e replicada nos estados do Maranhão, Goiás e Paraná, a Arpen-Brasil trabalha na expansão para todo o país. Também foram feitos considerações e apontamentos à MP do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos e a implementação da carteira de identidade nacional. 

 

Luis Carlos Vendramin Junior, vice-presidente da Arpen-Brasil, explicou que, em breve, será lançada a RC Digital – um banco digital do Registro Civil – que poderá ser utilizada por meio de aplicativo.  “A ideia surgiu da necessidade de reduzir custos, não apenas da intenção de ser mais moderno e tecnológico”, ressaltou.

 

“A experiência que essa pandemia deixa é que conseguimos avançar ainda mais, principalmente na área tecnológica, visto que nos adequamos muito a isso e conseguimos implementar novas sistemáticas de atendimento em tempo recorde, para que ao final de tudo as pessoas pudessem ser atendidas da melhor forma”, concluiu Devanir Garcia, presidente da Arpen-Maranhão. 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen-Brasil 

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA