Portal Multiplix – Entenda a diferença entre os dados oficiais e o número de mortes pela Covid-19 dos cartórios

Até o início de abril, informações do Registro Civil somam 414 óbitos pela doença em Nova Friburgo, mas informação da Secretaria Municipal de Saúde é de 381 vítimas no mesmo período

Até terça-feira, 6, o total de mortes pela Covid-19, desde o início da pandemia, registradas em Nova Friburgo, na Região Serrana, chegou a 415. Os dados são da Central de Informações do Registro Civil, que compila as causas de óbito com base nos atestados registrados nos cartórios da cidade. As informações estão disponíveis no site do portal de Transparência do Registro Civil.

Os números diferem do balanço oficial da Secretaria Municipal de Saúde, que compila 381 vítimas do novo coronavírus em igual período.

Pelos dados dos cartórios, chama a atenção a aceleração da curva de mortes no início de 2021. De janeiro ao início de abril, o total chega a 159. O número, quando comparado, equivale a mais da metade do total registrado entre abril, quando houve o primeiro óbito por coronavírus no município, e dezembro do ano passado: 256.

Os números deste ano da Secretaria Municipal de Saúde também sobressaem sobre o total acumulado do ano passado. O município terminou 2020 com 221 óbitos pela Covid-19, mas foram registradas mais 160 mortes de janeiro ao início de abril de 2021.

O que explica a diferença dos números

Evolução da pandemia à parte, o que está por trás da diferença significativa entre o total de mortes contabilizadas pelos cartórios e a soma de óbitos da Secretaria Municipal de Saúde? Os dois lados têm explicações similares.

Os dados do município (381 mortes) são referentes apenas aos indivíduos que faleceram na cidade e que também residiam em Nova Friburgo. Por outro lado, os dados dos cartórios (415) incluem quem faleceu aqui e teve certidão de óbito registrada em cartório friburguense, mas vivia em outro município.

Outra possibilidade para a diferença, de acordo com a Central de Informações do Registro Civil e com a Secretaria Municipal de Saúde, é que, às vezes, o médico pode declarar Covid-19 como óbito suspeito, e, após a conclusão da investigação, essa morte não ter sido ocasionada pela doença.

Seja mais ou seja menos, a diferença na quantidade de vítimas do novo coronavírus não invalida a tragédia da pandemia na cidade. Por isso, é importante que cada um mantenha os hábitos de prevenção, como o uso de máscara, a higiene das mãos e o distanciamento social, como recomendam os especialistas e a própria Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Portal Multiplix

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *