Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

O Maranhense – Visita técnica é ferramenta de aprimoramento da Justiça

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Possibilitar a melhoria dos serviços do Judiciário maranhense pela via do diálogo e da gestão eficiente dos recursos disponíveis. Essa foi a avaliação do projeto de visitas técnicas da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), realizada na Região dos Cocais, no período de 25 a 28 de outubro. Ao todo, a comitiva percorreu 1.100 km em deslocamento por seis comarcas.

 

Depois de passar pelas maiores comarcas, Caxias e Timon, a comitiva da CGJ-MA também realizou reuniões de trabalho naquelas consideradas de menor porte, que são Coelho Neto, Codó, Timbiras e Coroatá. Em todas elas, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, conversou com juízes e servidores, conheceu as instalações dos fóruns e recebeu as demandas que necessitam de mais atenção no momento.

 

O trabalho tem sido avaliado de forma positiva por juízes e servidores, que entendem ser necessária essa aproximação. Juiz da 2ª Vara de Coroatá, Duarte Henrique, disse que é “uma visita de trabalho importante, porque ficamos distantes da capital, quase que isolados, e esse tipo de conversa, com vários olhares sobre a realidade em que nos encontramos, abre possibilidade para solução que esperamos”, disse. 

 

Durante os encontros, a equipe da CGJ-MA conversou com a magistratura sobre soluções relativas à melhoria de procedimentos, aperfeiçoamento constante da gestão das unidades e o uso das tecnologias já disponíveis. O corregedor explicou que há demandas que precisam de maior planejamento e investimento, mas também existem aquelas para as quais podem ser encontradas soluções imediatas, com base no diálogo, dentro da própria unidade, e com o apoio da Corregedoria.

 

“Ainda vivemos um momento de mudanças, os impactos da Covid ainda são sentidos e tivemos que nos readaptar rapidamente. Mas é importante que se diga que a Corregedoria dará integral apoio para que a magistratura e o quadro de servidores superem as dificuldades que se apresentam. É compromisso de nossa gestão, desde o início, de garantir esse suporte às atividades de 1º grau para que possamos aprimorar os serviços da Justiça frente aos desafios que se apresentam”, afirmou o corregedor.

 

Velten explicou, ainda, que para realizar essa missão é preciso estar presente nas comarcas para compreender melhor a realidade de cada região. Nas visitas técnicas, são conferidas as instalações físicas, estrutura de equipamentos, aproveitamento de espaços físicos, força de trabalho, distribuição, necessidade de instalação de unidades e redistribuição de competências, assim como gestão processual e de pessoas.

 

Uma equipe técnica também realizou visitas nos cartórios, com a finalidade de fortalecer o diálogo com delegatários e aprimorar a gama de serviços oferecidos à população. Nessas visitas foram verificados o lançamento de informações nos sistemas de informática, cumprimento de normas, estrutura de trabalho, a guarda de livros, a qualidade do atendimento, conforto e acessibilidade para o usuário.

 

O trabalho realizado por meio das visitas técnicas da CGJ-MA está pautado na perspectiva de eficiência da gestão pública, amparada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, da Agenda 2030 das Nações Unidas, que visa à promoção de instituições mais eficazes, resolutivas e promotoras da paz social.

 

Durante as visitas técnicas o corregedor esteve acompanhado dos juízes auxiliares Nilo Ribeiro e Gladiston Cutrim; além da secretária da Coordenadoria das Serventias, Eliana Monteiro, que deu suporte aos trabalhos realizados nos cartórios.

Compartilhe está notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Logo-Arpen-BR-MA