G1MA – Pela 2ª vez desde o início da pandemia, São Luís registra mais mortes do que nascimentos

Esta também é segunda vez na história que a capital maranhense registra o decréscimo populacional. Até a sexta-feira (30), São Luís tinha contabilizado 632 óbitos e 581 nascimentos.

Pelo segundo mês desde o início da pandemia, São Luís registrou mais mortes do que nascimentos. De acordo com dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen/MA), até a sexta-feira (30), a capital maranhense tinha registrado 632 óbitos e 581 nascimentos.

Esta também é a segunda vez na história que a capital maranhense registra o decréscimo populacional. A primeira vez aconteceu em maio de 2020, durante a pandemia de Covid-19, quando foram contabilizados 1.072 mortes e 1.034 nascimentos.

De acordo com a Arpen, a queda na diferença entre óbitos e nascimentos já vinha ocorrendo de forma gradual na capital, mas devido à pandemia de Covid-19, a situação ficou mais evidente. Em janeiro de 2020, por exemplo, a diferença era de 1.104 registros de nascimentos para mais. Já em maio do passado, caiu para 38 e em abril deste ano, para 51.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Arpen.

As informações são cruzadas com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Fonte: G1 MA

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *