Com a presença de centenas de pessoas entre noivos, noivas, convidados e comunidade, um grupo de juízes e juízas celebrou a união civil de 100 casais durante casamento comunitário em Barra do Corda, organizado pelo Poder Judiciário do Maranhão em parceria com a Prefeitura Municipal e Cartório Extrajudicial do 2º Ofício. A solenidade realizada no espaço Katedrall Eventos, foi aberta pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho.
Participaram da cerimônia comunitária as juízas Talita de Castro Barreto, titular da 2ª Vara e diretora do Fórum de Barra do Corda; Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ; Ticiany Palácio, auxiliar da CGJ; Adriana Chaves, integrante do Comitê de Diversidade do TJ; além dos juízes Antonio Queiroga, auxiliar de Entrância Final; Rodrigo Nina, auxiliar de Entrância Final; e Marco Adriano, coordenador do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça, que formalizaram individualmente a união civil de cada um dos 100 casais.
A juíza Talita Barreto formalizou a união do casal mais novo presente à cerimônia, Valdimar de Conceição (26 anos) e Geiza Oliveira (18 anos). A magistrada avaliou o casamento comunitário como um projeto que promove a cidadania, e por meio do qual o Poder Judiciário incentiva a formalização da união estável e contribui com o cumprimento do art. 226 da Constituição Federal – que atribui ao Estado o papel de proteger a família como base da sociedade, garantindo sua celebração civil e gratuita. “É com imensa alegria que estamos reunidos nessa bela festa para reconhecer a união dos casais presentes, como entidade familiar perante a Justiça”, observou.
O juiz Antonio Elias de Queiroga Filho, que foi juiz titular da 1ª Vara de Barra do Corda ao longo de 10 anos, celebrou a união do casal mais idoso, Manoel Gomes de Sousa (78 anos) e Antonia Elita de Abreu (68 anos), junto há mais de 20 anos. O corregedor Froz Sobrinho entregou a certidão de casamento, parabenizou e desejou votos de felicidade ao casal.
A cerimônia civil seguiu com o casamento de Micael de Sousa e Talia de Lima Guajajara, que representaram a comunidade indígena na solenidade. Eles disseram “sim” e trocaram alianças perante a juíza Adriana Chaves, e em seguida receberam a certidão de casamento.
O desembargador Froz Sobrinho ressaltou que o projeto Casamentos Comunitários já uniu milhares de casais em todo o Maranhão, e que a cerimônia fez parte de uma semana de ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário do Maranhão em Barra do Corda, em parceria com diversos órgãos, em especial a Prefeitura de Barra do Corda. “Nesta semana realizamos plano tático no fórum, direcionado à rotina de trabalho dos servidores; mutirão indígena com quase 200 atendimentos, um dos quais expedimos uma certidão de nascimento para uma senhora de 82 anos; instalamos pontos digitais nos termos de Fenando Falcão e Jenipapo dos Vieiras, dentre outras ações. Hoje encerramos a semana com essa grande celebração de cidadania, meus parabéns aos noivos e noivas”, pontuou corregedor.
O casal Daniel de Lima (19 anos) e Antonia Thaylane (17 anos) elogiou a cerimônia. Eles disseram que decidiram se inscrever para o casamento assim que souberam, por amigos, da iniciativa da Justiça. A noiva, grávida de seis meses de uma menina, Eloá, afirmou que foi gratificante poder participar do evento, bem organizado e bonito. “Formalizamos a união civil perante a Justiça, e logo logo a nossa pequena Eloá chega para alegrar ainda mais a casa”, disse a noiva emocionada.
Participaram da solenidade de casamento em Barra do Corda, o desembargador José Bernardo, chefe de Gabinete da CGJ; a tabeliã e registradora Nara Laise Araujo Pacheco, do Cartório do 2º Ofício; o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, e a primeira-dama da cidade e secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; o promotor de Justiça, Guaracy Martins Figueiredo; secretários municipais e vereadores de Barra do Corda.
Fonte: CGJ/MA.